Prodepa reconhece e promove a inclusão feminina na área da Tecnologia da Informação

Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) conta com mulheres atuando nas mais diversas funções dentro da instituição.

No Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), a Prodepa destaca que é essencial ressaltar a importância das mulheres na tecnologia. Ao longo da história, as mulheres têm desafiado estereótipos e superado obstáculos para conquistar seu espaço na indústria tecnológica. Celebrar o Dia Internacional da Mulher significa reconhecer que as mulheres enfrentam desafios, e, para além disso, incentivar e criar estratégias de inclusão feminina na área.

Quando se trata de tecnologia, é comum associarmos os nomes de Steve Jobs ou Bill Gates. Isso ocorre em grande parte devido à predominância masculina no mercado da Tecnologia da Informação (TI). De acordo com a pesquisa Women in Technology, menos de 20% dos cargos nas áreas de tecnologia no Brasil são ocupados por mulheres.

tecnologia

A Prodepa reconhece e promove ativamente a inclusão feminina no campo da Tecnologia da Informação (TI), buscando garantir a representatividade em todos os níveis hierárquicos da instituição, desde cargos de liderança a equipes de base. Atualmente a Prodepa conta com 304 colaboradores, sendo 117 mulheres, que estão divididas nas mais diversas  funções dentro da empresa, no setor tecnológico 30% dos cargos são femininos, uma proporção que a empresa almeja crescer a curto prazo.

A gerente da Divisão de Projetos e Inovação (DPI) Adriana Xisto, ressalta: “Sou formada em ciência da computação e sou apaixonada pelo que faço. Apesar da área de tecnologia ainda ser predominantemente masculina, a presença feminina na área  vem crescendo. Temos iniciativas espalhadas pelo país que fomentam a formação de mulheres na TI e buscam quebrar o paradigma de que o mercado de tecnologia é só para homens.”

tecnologia

A importância da presença feminina no meio tecnológico é um tema crucial. A diversidade de gêneros na tecnologia é essencial para garantir a representatividade e igualdade de oportunidades, historicamente a sociedade desencoraja as mulheres a buscarem carreiras na tecnologia. O fato de terem concretizado que TI é um lugar para homens afastou ainda mais mulheres, criando um ambiente hostil para o gênero feminino, por isso é importante encorajar meninas desde cedo a explorarem interesses em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), além de reafirma rotineiramente que não existe rótulos para interesses e sonhos.

Por: Iris Tillmam
Edição e Revisão: Luiz Flávio