SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
22/03/2022 - 09:15
 

 

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) garante gratuitamente total conectividade aos usuários da Usina da Paz Nova união, no município de Marituba, que será entregue neste sábado (19) pelo Governo do Pará. A Prodepa gera internet de qualidade no complexo de cidadania, direcionado a atividades de lazer, cultura, esporte, saúde e capacitação profissional, assegurando a inclusão digital com o acesso à informação. A empresa já garante o mesmo serviço na UsiPaz Cabanagem, em Belém, e UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua. A Usina de Marituba será a terceira entregue na Região Metropolitana de Belém, todas integradas ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

Para a infraestrutura das UsiPaz, a Prodepa implantou equipamentos capazes de proporcionar conectividade a diversos órgãos e sistemas, permitindo aos usuários o acesso dentro do Território. Foram instalados seis pontos de Wi-Fi Outdoor e 28 pontos de Wi-Fi Indoor, divididos entre as três usinas. Os pontos Indoor proporcionam uma rede que cobre uma pequena área, enquanto o ponto Outdoor abrange uma área maior, garantindo melhor qualidade à conexão.

Para a conexão cabeada, a Prodepa recebeu um projeto iniciado pela mineradora Vale, que adequou 150 pontos disponíveis nas unidades das UsiPaz, que estão espalhados pelos prédios da assistência, oficinas, teatros e complexos esportivos, possibilitando ainda mais a conexão aos computadores, totens, impressoras e demais equipamentos que necessitam de internet.

Acessibilidade - De acordo com o presidente da Prodepa, Marcos Brandão, o trabalho da empresa em proporcionar a conectividade de diversos órgãos e sistemas nas Usinas permite que a população tenha acesso a serviços que antes só eram disponíveis em sedes de secretarias e pontos concentrados de serviço, aproximando o cidadão das políticas públicas do governo estadual.

“A Prodepa é parte integrante da Câmara Técnica do Programa Territórios pela Paz com o objetivo de contribuir para a implantação, desenvolvimento e sucesso do Programa TerPaz. Esse programa visa combater a criminalidade e as desigualdades sociais, buscando o desenvolvimento na sociedade como um todo. O acesso ao Wi-fi implantado nas Usinas permite que os cidadãos acessem outros serviços digitais ou eletrônicos, com uma internet confiável, de alta velocidade e sem custos”, ressaltou o presidente.

Texto: Afonso Santos
Supervisão: Luiz Flávio (PRODEPA)
Foto: Agência Pará