SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
29/12/2021 - 11:45

 

A Polícia Civil do Estado do Pará e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (PRODEPA), disponibilizam à população paraense, a Delegacia Virtual 2.0. A nova versão do sistema, no ar desde a última segunda-feira (20), está repleta de novidades para o usuário, com novas funcionalidades e modificações que aprimoram a experiência em dispositivos móveis. O que mostra a preocupação do Governo do Pará, em agilizar denúncias e soluções de crimes para as vítimas, a um click: www.delegaciavirtual.pa.gov.br
Desenvolvido pela PRODEPA, o layout do site está mais moderno e evoluiu, e de acordo com o gerente da Divisão de Ferramentas de apoio, Flávio Alves, que cuida do suporte à Delegacia Virtual na Empresa, tanto a navegabilidade do cidadão, quanto à utilidade do serviço para a Polícia, foi aperfeiçoada. 

“Um dos grandes desafios da equipe da PRODEPA, foi desenvolver um sistema rico em informações para as investigações policiais, com dados detalhados do fato, vítimas, testemunhas e suspeitos, além de, simultaneamente, permitir ao usuário uma experiência que facilitasse a sua utilização, sobretudo em smartphones e tablets, uma vez que, atualmente, são o principal meio do cidadão para interagir com os serviços digitais”, ressalta o gerente Flávio.

O serviço está mais intuitivo. Para melhorar sua usabilidade, possibilitar um registro de ocorrência mais assertivo e evitar erros durante seu preenchimento, foi implementado um fluxo de Perguntas e Respostas com o propósito de confirmar a seleção da ocorrência correta pelo usuário, o que evita que ele perca tempo em preenchimentos desnecessários.
A Delegacia Virtual 2.0 também direciona melhor suas ocorrências, pois trabalha conectada ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP 2.0), o que permite que os registros sejam tramitados diretamente à delegacia responsável, assim o atendimento ao cidadão leva em consideração a tipificação e a localização geográfica do fato, e isso permite um aprimoramento do processo de investigação pela Polícia Civil. Com esse lançamento, os registros de perda ou extravio, roubo, furto, acidente de trânsito sem vítima, ameaça, calúnia, injúria e difamação já fazem parte da integração com o SISP 2.0. 

Serviços da Delegacia Virtual - Perda/extravio; furto; furto ou roubo a transporte por aplicativo; roubo; crimes contra animais; crimes agrários; acidente de trânsito sem vítima; violência doméstica e familiar contra a mulher; óbito por causa natural; ameaça; injúria; calúnia; difamação; crimes contra as relações de consumo; perturbação da tranquilidade; invasão de dispositivo informático; estelionato; falsa identidade; falso alarme; crimes de ódio.

 

Texto por: Andrei Sampaio Soares
Supervisão: Gabriela Dutra