A PRODEPA

Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados do Estado do Pará, contém em seus Planos e  Projetos Institucionais, Programas e Ações voltadas às Melhores Práticas de Gestão; à Sustentabilidade do Meio Ambiente e à Responsabilidade Social.

Programa de Qualidade da Gestão

Em 21/11/2005  a Prodepa aderiu aos programas Federais e Estaduais de Melhoria da Qualidade da Gestão, tendo recebido menções honrosas destes programas ao longo destes anos e duas premiações na categoria bronze do PQG PA.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GesPública - proporciona melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e o aumento da competitividade do País, formulando e implementando medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais.

No nível estadual, a empresa participou do Programa de Qualidade na Gestão Pública do Estado do Pará - PQG PA, que pressupõe práticas de gestão pautadas em princípios constitucionais básicos da administração pública e de uma administração contemporânea, traduzidas em uma tecnologia de gestão que utilizam modelos de excelência adotados por organizações nacionais e internacionais, como forma de elevar seus desempenhos e competitividade.

Sustentabilidade do Meio Ambiente

Em pleno centro urbano, em Belém, ainda há trechos de florestas com espécies nativas da Amazônia. São áreas verdes que preservam espécies da fauna e flora amazônicas e que contam com a colaboração da população para se manter de pé diante do avanço da urbanização.

Em uma dessas áreas está instalada a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), com mais de 94 mil metros quadrados de mata nativa em seu entorno, com exemplares de ipês, jaqueiras, açaizeiros, andirobeiras e spécies frutíferas. Além disso, a empresa abriga animais como araras, gaviões, macacos e até mesmo uma família de jacarés foi encontrada no lago que existe no entorno.

A Prodepa cuida da preservação do meio ambiente desde a época da fundação da empresa, ocasião em que hove preocupação com o desmatado somente do necessário, preservando as espécies nobres e centenárias.

Atualmente, o lugar conta com 20 trilhas mapeadas e identificadas através de georreferenciamento, que recebem denominações relacionadas à fauna existente, como o "Refúgio dos Camaleões", o "Caminho das Cutias" e a "Galeria dos Papagaios". Todas formam um cenário perfeito para contato com a natureza. Ao longo de toda a área, as diferentes espécies de árvores foram catalogadas e com o uso da tecnologia dos QR Codes (uma espécie de código de barras em que se acessa informações através de aplicativos de celular) que estão anexados aos troncos das árvores, é possível conhecer o nome científico, denominação popular, altura, florada, entre outras informações, cadastradas no Sistema Florístico desenvolvido pela própria Empresa.

Iniciativas de conscientização ambiental e integração estão contidas no projeto de preservação do Meio Ambiente, que já conta com parceiros e vizinhos da área, como  a Seduc, o Batalhão da Polícia Ambiental, o Lacen, e a comunidade que reside e estuda no entorno, como a Escola Ayrton Sena.

Outras parcerias já se desenham para apoio ao Projeto, com a  Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o Ideflor - Bio, o Museo Emílio Goeldi, CELPA (ECOCELPA).

A Prodepa promove eventos mensais para os funcionários proporcionando  a integração das pessoas com o meio ambiente, pelas campanhas internas de: Coleta de Lixo Seletivo,  3 R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) , Compostagem Resíduos Orgânicos, Tratamento do Solo e Recursos Hídricos, Captação e Utilização de Águas Pluviais, Educação Ambiental.

Responsabilidade Social

Desde 2007 a Prodepa é a executora do programa NAVEGAPARÁ , o primeiro programa de Inclusão Digital do país, promovendo a Inclusão Social do paraense. São mais de 60 municípios interligados à Rede de Comunicação de Dados do Estado do Pará, beneficiando acesso à Informação por meio de Acessos Gratuitos em Hotzones em locais públicos (HotZones) e em Pontos de Acesso Comunitários (Infocentros e Pacoms). Além de vários pontos municipais com acesso gratuito à Internet beneficiando a administração municipal para a melhoria do atendimento ao cidadão.

O acesso à informação é uma importante oportunidade de aprendizado, poder e interação, mas pode ser também fonte de desintegração, exclusão social e pobreza, quando esse acesso não se dá de forma uniforme. Segundo alguns autores a "marginalização informacional" é caracterizada pela divisão entre ricos e pobres de informação.

Além deste grande programa de inclusão digital e social, a Prodepa colabora com a reinserção de egressos do sistema penal por meio de contratos de trabalho com a Associação Pólo Produtivo Pará entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a Fábrica Esperança. Gera trabalho e renda para portadores de necessidades especiais por meio do contrato com Associação Paraense das Pessoas com Deficiência - APPD. Mantêm parceria com o Movimento Emaús, para a doação de equipamentos de informática visando a qualificação profissional de jovens e adolescentes. Oportuniza a primeira experiência de trabalho para os jovens menores aprendizes por meio de contrato com a PROATIVA. Promove ações junto à Escola Ayrton Sena, buscando colaborar com a Educação Ambiental e buscando uma relação fraterna e solidária.