Contraste do site:

  • Black/White
  • White/Black
  • Yellow/Blue
  • Standard

Current Style: Standard

Início do Conteúdo

Prodepa avança na modernização de seu parque tecnológico

Gerentes e técnicos da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) participaram, na manhã desta quarta-feira, 24, do evento Red Hat Day, realizado no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) do órgão com o objetivo de demonstrar aos funcionários das diretorias de Tecnologia e Comunicação e de Desenvolvimento de Sistemas as melhores opções de plataformas e ferramentas de software para homogenizar o parque tecnológico da Prodepa.

"O valor das soluções de plataforma Red Hat” foi o tema da palestra proferida pelo arquiteto de Soluções de Plataforma, Guilherme Araújo, que abriu a programação. O sistema operacional apresentado está homologado para as mais diversas plataformas de hardware. Sua tecnologia permite que seja utilizado em diferentes arquiteturas virtuais ou cloud computing (computação em nuvem), conforme a necessidade de cada cliente. “A estrutura modular, flexível e robusta oferece, além de uma série de ferramentas de gerenciamento, mais controle e escalabilidade, simplificando a gestão do ambiente tecnológico”, afirma Guilherme.

Para o gerente de suporte técnico da Prodepa, Paulo Lourinho, o conhecimento das plataformas e ferramentas antes da aquisição é fundamental para a modernização do parque tecnológico da empresa e seu pleno desenvolvimento. Ele destaca a importância de adquirir tecnologias de software livre. “O software livre permite a atualização, a continuidade e a evolução da ferramenta”, diz.

Entre as vantagens da plataforma estão maior segurança do sistema e dos requisitos de confidencialidade e integridade, atualização de versões e suporte ao produto, alta portabilidade - podendo ser utilizado em diversas plataformas tecnológicas -, redução de custos de licenças de uso, além da garantia do cumprimento de acordos de níveis de serviços diferenciados, por meio de suporte 24 horas por sete dias na semana.

Durante a palestra “JBoss EAP 6: um novo conceito em Middleware”, o especialista Elvis Henrique Rocha explicou o que é um middleware ou mediador. Trata-se de um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. É utilizado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional. De acordo com Elvis, a solução apresentada permite aos clientes criar e implementar aplicações e serviços WEB, proporcionando um avançado recurso de gerenciamento de componentes de ciclo de vida, otimizando a performance e reduzindo a complexidade no desenvolvimento. “O Jboss atende aos requisitos de alta disponibilidade, produtividade e tolerância a falhas, possuindo os recursos necessários à demanda tecnológica dos mais diversos segmentos”, declara.

Aderência a ambientes de missão crítica que exigem alto desempenho e disponibilidade; tecnologia mais conhecida e familiar entre os desenvolvedores Java; migração de aplicações Java; redução da curva de aprendizado; redução dos custos de licença de uso e compatibilidade com outras tecnologias são as principais vantagens da identificadas pela equipe de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa.

Ascom Prodepa