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Estação Cidadania do Guamá recebe infocentro do Navegapará

Moradores do bairro do Guamá - um dos mais populosos de Belém - receberam na manhã desta segunda-feira (1º) um infocentro do Programa Navegapará, instalado na Estação Cidadania do bairro. Totalmente revitalizado, o espaço proporciona melhores condições de trabalho aos servidores e uma melhor prestação de serviços à comunidade. O governador em exercício, Helenilson Pontes, foi ao local entregar o infocentro à população, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda, e de outras autoridades.

O acesso gratuito à internet, disponível com o infocentro, integra os mais de 20 serviços já existentes na Estação Cidadania, como emissão de Carteira de Identidade e de Carteira de Trabalho, intermediação para o mercado de trabalho e assistência jurídica. “A revitalização deste espaço é mais uma demonstração de que o governo tem como prioridade o combate à pobreza e à desigualdade. Cada vez que o governo amplia o seu espaço de atendimento ao cidadão dá um passo importante na redução da desigualdade e da pobreza. Fico muito feliz de ver, hoje, mais um espaço como este, atendendo à população do bairro do Guamá. Isto nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, que é atender e prestar o melhor serviço ao cidadão do Pará”, declarou Helenilson Pontes, acrescentando que já foram inauguradas Estação Cidadania em três lugares, “e pretendemos ampliar o programa pelo Estado inteiro, resgatando a confiança que o povo do Pará deposita no governador Simão Jatene”.

A Estação Cidadania é um complexo de prestação de serviços públicos ofertados por diversos órgãos do Estado, que funcionam de forma integrada em um único espaço. Instituída pelo Governo do Pará e gerenciada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), o objetivo da Estação é simplificar a vida do cidadão, oferecendo serviços públicos em um só local, com qualidade, rapidez, eficiência e conforto.

Facilidade - Morador do bairro há mais de 20 anos, Jorge Seixas aprovou as novas instalações. “É muito bom poder contar com os serviços que a Estação Cidadania oferece, principalmente estando localizada em um bairro populoso como o Guamá. Como a unidade fica perto do meu trabalho, facilita muito a minha vida, porque não preciso me deslocar até o centro para utilizar os serviços do cartório, por exemplo. Faço aqui mesmo, economizando tempo e dinheiro”, contou.

A estudante Viviane Gomes disse que aproveitará o infocentro para aprender novos cursos na área de informática. “Acredito que essa iniciativa do governo traz grandes benefícios para nossa comunidade. Com a inauguração do infocentro muitas pessoas de baixa renda terão acesso gratuito à internet e aos cursos de capacitação e informática que a Estação Cidadania oferece. Isso é um ganho muito importante, e deve ser parabenizado e reconhecido por todos”, ressaltou. Os novos espaços entregues terão capacidade para atender uma demanda de 30 mil pessoas por mês.

O prédio da Estação Cidadania no Guamá funciona no mesmo local onde foi criado o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci), no Governo Almir Gabriel (na esquina das avenidas José Bonifácio com Barão de Igarapé-Miri). A partir de 2 de outubro de 2008, o Saci passou a ser gerenciado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), com a nova denominação de programa "Tá na Mão". Em 5 de julho de 2011, foi instituído o Serviço de Atendimento à População "Estação Cidadania", com a finalidade de disponibilizar prestação de serviços públicos, por diversos órgãos no mesmo local.

Em julho de 2011 foi instalada a unidade Estação Cidadania no bairro do Jurunas, com 10 órgãos parceiros, e em agosto de 2012 foi instalada a primeira unidade no interior do Estado, no município de Santarém (na região oeste), com 15 órgãos parceiros. Agora, a Estação Cidadania do Guamá está totalmente revitalizada, agregando o serviço de inclusão digital por meio do infocentro.

A titular da Sead, Alice Viana, informou que, em janeiro de 2011, a Secretaria encontrou o prédio em condições precárias, por isso a revitalização foi necessária. “Em 2013, entregamos o espaço totalmente revitalizado, em condições estruturais de alto padrão de qualidade, para garantir o bom atendimento ao cidadão”, frisou a secretária.

Agência Pará