Áreas

19/05/2017 - 11:15

A partir desta sexta-feira, 19, quem estiver interessado em participar de Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado por órgãos do Governo do Pará pode realizar seu cadastro no Sistema Integrado de Processos Seletivos Simplificados (Sipros) no endereço www.sipros.pa.gov.br. A ferramenta foi apresentada hoje, no auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead), para servidores das áreas de Recursos Humanos e Informática de 58 órgãos e entidades do Poder Executivo e irá concentrar todas as informações referentes aos PSSs.

A titular da Sead, Alice Viana, informou que o sistema desenvolvido em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), vai trazer maior dinamismo e segurança ao processo, além de ser mais prático para o usuário. “Usamos a tecnologia como aliada da administração pública. Ela nos auxilia a modernizar os procedimentos, diminuir custos e organizar as rotinas da gestão. Esse é um sistema de gestão. Com o Sipros criamos uma forma de auxiliar toda a administração na realização dos processos. Tanto servidores quanto usuários terão a possibilidade de usar um instrumento que traz maior agilidade e muitas facilidades para todos”, detalhou a secretária.

Alice Viana ressaltou ainda que os PSSs são uma forma de trazer igualdade, celeridade e transparência para as contratações de servidores temporários pelo estado e que não haverá a substituição dos concursos públicos. “Temos concursos em andamento, licitações para novos concursos em andamento, já nomeamos mais de 14 mil servidores por meio de concursos. Além do mais, não existe dentro da administração qualquer indicativo para que sejam extintos. Eles continuam de acordo com a real necessidade de cada órgão”, afirmou.

Segundo Manuelle Costa Santos, diretora de Planejamento e Seleção de Pessoas da Sead, o Sipros está de acordo com o decreto estadual nº. 1.741, de 19 de abril de 2017, que disciplina a metodologia de PSS no estado. “Somos responsáveis pela gestão do sistema, bem como pela análise de eventuais modificações e alimentação das informações de apoio. Todos os procedimentos referentes aos PSSs deverão ser realizados por meio dessa ferramenta. Já realizamos o treinamento de aproximadamente 30 servidores membros das comissões de processos cujos órgãos já possuam editais e buscamos continuamente a melhoria do processo juntamente com a Prodepa”, assegurou.

Anderson Goés, da Gerência de Engenharia de Sistemas da Prodepa, destacou que empresa implementa as regras, disponibiliza e mantém a infraestrutura e ainda realiza as necessárias correções e atualizações do sistema. “Será possível realizar desde a inscrição, enviar documentos comprobatórios, receber recursos, veicular todas as informações tais como, editais, comunicados e notas”, enumerou.

O primeiro órgão a ter um PSS todo realizado via Sipros será a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa), que a partir da próxima segunda-feira, 22, ofertará 140 vagas de níveis fundamental, médio técnico e superior para a capital e interior do estado.

Antônio Lima, do Departamento de Recursos Humanos da Sespa, foi um dos servidores que já receberam treinamento na Sead. “O sistema vem pra facilitar o trabalho e organização dos processos, bem como otimizar o nosso tempo. Vai ser muito mais tranquilo do que os outros já realizados”, disse.

As inscrições estarão abertas das 8h de segunda-feira, 22, até às 23h59 de quarta-feira, 24, no site www.sipros.pa.gov.br .

Os órgãos interessados em receber treinamento devem entrar em contato com Sead pelo fone (91) 3194 1027.

Agência Pará