15/02/2017 - 16:30

O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Consectet), que presta assessoramento superior à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), realizou, nesta quarta-feira (15), a primeira reunião do ano. O Consectet é formado por secretarias de Estado, universidades, instituições de pesquisa e outros órgãos afins. Durante a reunião ocorreu a aprovação do Programa “INOVA PARÁ”, coordenado pela Sectet, que conta com a parceria dos órgãos governamentais que compõem o Sistema Estadual de Inovação: Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (PRODEPA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Na oportunidade, o titular da Secretaria, Alex Fiúza de Mello, explicou os motivos que levaram o órgão a somar esforços para a implantação do programa no Pará. Ele ressaltou que a Sectet, por meio de reuniões, cursos e audiências públicas, observou que muitas pesquisas sobre arranjos produtivos locais realizadas em determinados municípios por instituições diferentes eram coincidentes, porém trabalhavam paralelamente sem comunicação entre elas e os atores locais potenciais beneficiários. Por isso, o programa objetiva promover a conexão entre os envolvidos no processo a fim de gerar o desenvolvimento do Estado.

Nesse sentido, o Inova Pará incentiva a criação e o fortalecimento de ambientes de inovação nas Regiões de Integração a partir de um conceito de Sistema Regional de Inovação, enquanto espaços privilegiados, convencionais e não-convencionais, destinados a dar o suporte científico-tecnológico necessário às cadeias produtivas consideradas estratégicas definidas pelo Plano de Governo “Pará 2030”. O desafio é transformar empresários, pesquisadores, entre outros, em empreendedores inovadores que trabalhem conjuntamente e em sinergia, gerando assim um potencial competitivo.

A secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, ressaltou que o Programa envolve cinco etapas já definidas: Identificação de demandas; Concepção; Implantação; Gestão dos Sistemas Regionais de Inovação; e Acompanhamento e Avaliação de Resultados. Na primeira, haverá debates qualificados com agentes dos setores produtivos locais, governo e instituições de ciência e tecnologia. A partir daí, será feita a avaliação, em cada Região de Integração, da estrutura necessária para implantação do Sistema de Inovação adequado à realidade local. No terceiro momento, serão elaborados os editais seletivos, chamadas públicas, celebração de convênios para efetiva implantação dos ambientes de inovação. Na quarta etapa, está prevista a qualificação profissional, inclusive de gestores, por meio de intenso programa de treinamentos. Por fim, serão realizadas visitas periódicas em cada Sistema e haverá o estabelecimento de uma relação permanente com empresas parceiras para avaliação dos impactos das atividades inovadoras desenvolvidas em sua área de atuação.

A Secretária Adjunta destacou, ainda, cinco potenciais Sistemas Regionais de Inovação: o já existente Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá; a Incubadora de Empresas do Xingu; o Polo Avançado de Pesca e Aquicultura de Bragança; e o PCT Tapajós. Após a detalhada explanação, os membros do Conselho aprovaram, por unanimidade, o Inova Pará. A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Raimunda Monteiro, parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância de otimizar o investimento, “um dos pontos que acho positivo é a precisão dos investimentos nos gargalos, nas partes mais frágeis”. Ela considera que se chega a um “ponto ótimo” com a exploração dos Parques de Ciência e Tecnologia e uso de metodologias que privilegiam as leituras regionais.

Editais - Na sequência da reunião, o diretor-presidente da Fapespa, Eduardo Costa, realizou o lançamento dos três primeiros editais da Fundação para este ano, que envolvem bolsas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado. Costa também aproveitou para explicitar o trabalho do órgão nos últimos anos, destacando que, em 2016, a Fapespa investiu quase 19 milhões de reais em bolsas de pesquisa e, para 2017, já estão previstos 20 milhões. Também foram pautas da reunião a aprovação da Resolução do Plano Diretor da SECTET 2015-2019 e a apresentação do Programa Inovatec Pará (Programa de Inovação Tecnológica para fomento de start ups).

Além de Sectet, Fapespa e Ufopa, estiveram presentes na reunião os representantes dos seguintes órgãos: secretarias de Estado de Turismo (Setur), de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); Museu Paraense Emílio Goeldi; Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa); Instituto Evandro Chagas; Instituto Tecnológico Vale; Banco da Amazônia; Embrapa; Sebrae, Federação do Comércio; Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá).

Fonte: Asscom Sectet