Áreas

12/12/2018 - 12:15

Se você achava que objetos pulando para fora da tela era coisa de filme de ficção científica, está na hora de rever seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pula para dentro do mundo virtual para interagir com uma nova dimensão no modo como executamos tarefas. Essa tecnologia já está disponível no Prodepa RA, o software de Realidade Aumentada desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).

Hitoshi Seki, assessor da Prodepa, explica que Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação. “O aplicativo lembra muito cenas do filme Harry Potter, quando mostrava um jornal e a imagem do jornal era animada, como se ela estivesse viva. O Prodepa RA faz isso também, só que através da tela do celular. Aponta-se o celular para uma imagem e essa imagem vai virar um vídeo, uma imagem em alta resolução ou até um áudio”.

O software de Realidade Aumentada é programado com imagens, sinais ou ações pré-definidas e as respostas que deverão ser dadas a elas. Quando o programa recebe essas informações, ele as interpreta e exibe a resposta, que pode ser desde uma simples forma geométrica até vídeos mais elaborados. O app está disponível para os sistemas IOS e Android e já pode ser testado no livro “Memórias da Prodepa”, lançado na terça-feira, 11. Nele é possível visualizar documentos antigos em alta resolução, áudios com entrevistas e vídeos, como se a foto estivesse ganhando vida.

Para o presidente da Prodepa, Theo Pires, o Prodepa RA pode ajudar o Estado a entregar mais informação ao cidadão paraense. “Vamos disponibilizá-lo a todas as secretarias de Estado para que elas possam colocar informações adicionais dentro de qualquer tipo de mídia. Qualquer coisa, qualquer cartaz, que o cidadão possa levar seu dispositivo móvel e receber informações adicionais sobre aquilo”.

Por Nátia Machado