Áreas

27/03/2019 - 11:00

 

Na próxima sexta-feira, 29 de março, a Prodepa realiza uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial das Florestas, com lançamento da quinta edição da Cartilha de Educação Ambiental e o Trote Ecológico (Plantio de mudas de árvores) com os novos colaboradores.

A programação é uma iniciativa dos próprios funcionários da Prodepa, que desde a ocupação da atual sede da empresa, localizada numa ampla área verde no bairro do Tenoné, criaram ações com objetivo de conscientizar todos os colaboradores e a comunidade do entorno sobre a importância de conserver esse espaço e da preservação do meio ambiente em geral, tanto para nós quanto para as gerações futuras.

Roberto Valente, um dos mais antigos funcionários da Prodepa, relembra como tudo começou. “Quando viemos pra cá, para sensibilizar os colaboradores, lançamos um concurso de quem trouxesse mais mudas, já pra gerar essa intimidade deles com a área verde daqui. Com as ocupações aqui no entorno a mata foi diminuindo e sobrou essa pequena área aqui que se tornou o refúgio de uma série de animais, que quem trabalha aqui já viu, principalmente no fim do expediente”, contou.

Idealizador das ações e criador das cartilhas, Roberto conta como funciona o trote ecológico. “A gente tem procurado, sempre que possível, fazer atividades envolvendo a área. Uma delas é o trote ecológico em que nós conseguimos as mudas e as pessoas novas aqui plantam na área pra enriquecer ainda mais essa floresta e pra gerar intimidade com esse lugar. Para isso a gente criou e nominou trilhas para chamar a atenção de forma lúdica e para facilitar a gestão e o uso do espaço.”

 

Dia Mundial das Florestas

As florestas são essenciais para a conservação da vida na Terra. Elas são responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce e abrigam grande parte da biodiversidade existente em nosso planeta. Para sensibilizar a população sobre a importância das florestas na manutenção dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável, a Organização das Nações Unidas – ONU criou o Dia Internacional das Florestas, celebrado no dia 21 de março.

Reconhecendo a importância da floresta no entorno da empresa, Roberto conta que a Prodepa segue na intenção de garantir a manutenção da área. “Estamos num processo de tentar averbar essa área com objetivo de ter uma área de preservação ambiental, pensando nesses animais e na própria flora também que é expressiva por conta das espécies de árvores que temos aqui”.

 

Programação

Data: 29 de Março de 2019 (sexta-feira)

Lançamento oficial da Cartilha de Educação Ambiental nº 5 – “Prodepinho em defesa da fauna e da flora”

Local: Auditório da Empresa

Horário: 9h

Convidados: Todos os colaboradores.

Trote ecológico com novos colaboradores (Plantio de mudas de árvores)

Local: Área Verde da Empresa

Horário: 10h30

Participantes: Todos os novos colaboradores. (Obs.: Vir, de preferência, calçados com tênis e com roupas leves.)