Áreas

03/05/2019 - 12:15

 

A Prodepa realizou entre os dias 30 de Abril e 02 de Maio, no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC), o Curso de e-Social com o especialista Fernando Sampaio, contador e professor freelancer.

A formação, solicitada pela Gerência de Pessoas, foi ministrada para colaboradores da Diretoria Administrativa e Fincanceira e faz parte da política institucional de capacitação continuada da empresa, que tem por objetivo contribuir com o aprimoramento na realização das atividades do dia a dia na empresa e a qualificação profissional.

No curso, técnicos, assessores, gerentes e diretor puderam conhecer o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o “e-Social”, voltado para transmissão de informações trabalhistas e previdenciárias, por parte das empresas e trabalhadores, ao governo federal.

A ferramenta, que terá uso obrigatório a partir de 2020, permite a transmissão eletrônica de dados relativos aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

O uso do e-Social simplificará a prestação das informações e substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente do governo, reduzindo custos e tempo da área contábil das empresas, diminuindo a burocracia.